quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Aquela Nuvem que passa......

Devido minha profissão(Piloto), é fundamental conhecer nuvens, pois se na terra podem fazer estragos, imaginem isto no ar(Em vôo). Vamos lá, existem basicamente só 2 tipos de nuvens(quanto ao aspecto) ESTRATIFORMES e CUMULIFORMES. ESTRATIFORMES: Desenvolvimento horizontal, pouca espessura,chuva leve e continua(aquela nuvem esbranquiçada e a baixa altura que faz chover o dia todo e cobre todo o céu).


CUMULIFORME: Desenvolvimento vertical, surgem isoladas, mais escuras, com chuvas fortes em pancadas localizadas(As mais comum na Amazônia).As Cumulus podem ser Líquidas, Sólidas(Cristais de gelo)ou Mistas.

O restante são variações destas, de acordo com o "Atlas Internacional de Nuvens", variam conforme a altura das bases da nuvem:

ALTO>Cirros,Cirruscumulus,cirrustratus.

MÉDIO>Altostratus,Altocumulus,Nimbostratus.

BAIXO>Stratus,stratuscumulus,Cumulus,Cumulusnimbus.

A Mais famosa CUMULONIMBUS(Égua o nome já assusta)famoso "CB"-Nuvem com trovoada, base entre 700 e 1500m, topo chegando a 24 a 35 km,sendo na média de 12 a 14 km, formadas por gotas dágua, cristais de gelo, flocos de neve e granizo, produzem tornados e tromba d'agua que são nuvens funis de rotação violenta com ventos de até 500 kt, colunas de ar pendentes do cumulonimbus caracterizado pela "Bigorna"(O topo lembra a forma de uma bigorna de ferreiro, devido aos ventos superiores). Portanto, ao ver uma em vôo, fuja dela ou não passe no seu núcleo, e mesmo tendo de passar ao lado, no hemisfério Sul, procure contornar ela pela direita, devido a rotação dos ventos(vai sempre ser jogado pra fora dela).

Nenhum comentário:

Postar um comentário